o que é psicoterapia?
SOBRE A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
A psicoterapia ajuda as pessoas em busca de saúde mental. É um processo terapêutico em que o psicólogo encontra seu paciente em geral uma vez por semana durante 50 minutos, sendo necessário um engajamento e comparecer toda semana no mesmo dia e horário.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é validada pela ciência. É a terapia com maior número de ensaios clínicos que demonstram sua efetividade. Sua eficácia foi percebida através do estudo de muitas pessoas que passaram pelo tratamento. Para a Ciência, a Terapia Cognitivo-Comportamental é considerada a “padrão ouro” no tratamento e no encaminhamento de muitos contextos de saúde mental.
O que pode fazer alguém buscar a ajuda de um psicólogo? Alguém que deseja melhora, mudança, se conhecer ou atingir mais seus objetivos de vida. Ou até mesmo um acolhimento, apoio, acompanhamento. Alguém que pode ter algum sofrimento psíquico, como problemas de ansiedade, depressão, procrastinação, medos, timidez, ciúmes, baixa auto estima, perder alguém importante, problemas de relacionamento, entre outros.
A psicoterapia busca compreender o que está por de trás desses sintomas, possibilitando maior consciência e novas possibilidades. Fazer terapia é sair do automático e ter mais controle de si.
E como isso acontece? O psicólogo é um facilitador que auxilia a pessoa a se conectar mais consigo mesma. Ele avalia a história da pessoa, seus sintomas, seus sentimentos, sua forma de interpretar as situações que vivencia, sua forma de agir e se relacionar.
E, então, passa a auxiliar essa pessoa a se conhecer mais, se perceber mais e, através de diversas técnicas científicas, encontrar novas formas de lidar com a vida, manejando melhor suas emoções, agindo de forma mais saudável, se relacionando melhor com as pessoas e assim aliviar seu sofrimento, tornando sua vida mais leve, além de auxiliá-lo na busca por suas metas de vida, vivendo conforme seus valores.
Se estabelece uma relação de confiança entre psicólogo e paciente, que passa a ter um espaço para falar de suas angústias. O psicólogo vai acompanhar as situações pelas quais o paciente passa, escutando com atenção e com sigilo sobre o que o paciente conta, ajudando-o a lidar com seu sofrimento, se conhecer mais e ter mais autonomia e controle sobre a própria vida. O psicólogo tem um olhar de fora e ajuda a tornar as coisas mais claras, vai pensando junto com o paciente, ajuda a construir e transformar.
As primeiras três sessões de terapia, mais ou menos, são para avaliação. O psicólogo faz muitas perguntas para obter informações sobre as dificuldades do paciente e sua história de vida. Após esse período avaliativo, inicia as intervenções. O psicólogo segue conduzindo o paciente, perguntando sobre sua semana, como têm se sentido, que dificuldades enfrentou, que eventos positivos houveram e o que lhe ajudou e lhe atrapalhou para alcançar seu bem-estar.
O psicólogo vai guiando o paciente em reflexões que lhe agregarão nas situações trazidas, ensinando técnicas para manejar as emoções, psicoeducando sobre fenômenos que o paciente vive, usa de exercícios e esquemas por escrito para pensar sobre o que está acontecendo com o paciente e oportunizando formas de melhorar. Quando o paciente conquista suas metas de terapia, é possível passar as sessões para a cada 15 dias, se assim ele desejar.
Psicóloga Ana Paula Winter
CRP 07/32767
51 9 9851 8600